A formalização da adesão acelera o envolvimento do setor empresarial com a Agenda 2030

Um ano após aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, o Sistema Fecomércio RJ comemora a formalização do Sesc RJ e do Senac RJ como signatários. O Sesc RJ foi aceito em junho de 2023 e o Senac RJ, em janeiro. A Fecomércio RJ e o IFec RJ ainda aguardam a confirmação da adesão. Ao serem aceitas, as duas casas elevam o seu nível de envolvimento com as práticas de sustentabilidade do Pacto e interagem com organizações também signatárias, consentindo ao Sistema ingressar em um patamar mais amplo de discussões.
Em reunião realizada em março com a alta liderança da Fecomércio RJ, Sesc RJ, Senac RJ, IFec RJ e IFeS ficou estabelecido o apoio e incentivo às empresas com iniciativas de sustentabilidade que beneficiem a cidade e a comunidade em geral.
A adesão ao Pacto Global permitirá às empresas do Sistema Fecomércio RJ participar do Hub ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), acelerando, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e fazer parte das plataformas de ação (espaços de compartilhamento de conhecimento, boas práticas e networking) trazendo competências para desenvolver e implementar projetos alinhados com objetivos e metas estabelecidos no plano estratégico, e auxiliar os associados a aplicarem os Princípios e ODS em sua gestão.
O Pacto Global propõe o diálogo entre empresas, organizações não-governamentais e a ONU para o desenvolvimento de um mercado sustentável e inclusivo, além de demonstrar de forma consistente os compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de suas práticas de negócios.
Para cumprir as metas do Pacto Globo da ONU, o Sistema Fecomércio RJ se compromete integralmente com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 ODS, que integram a Agenda 2023, mecanismo criado para aumentar o impacto regional dentro da vocação de cada estado, alcançando os principais atores de diferentes regiões.
O Pacto é a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reunindo países em torno de temas importantes, como direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção.
Ações do Sistema Fecomércio que já se inserem nas metas do Pacto Global
O Mesa Brasil, o Portal do Futuro, o Prêmio Visão Consciente, o IFec RJ e o IFeS são ações do Sistema Fecomércio RJ que estão inseridas nas 17 ODS do Pacto Global e que já vem sendo praticadas mesmo antes de a entidade ser signatária.
O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos, asilos etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando, de forma criativa e saborosa, partes que tradicionalmente são descartadas. O programa age ainda em situações de calamidade, como desastres naturais.
O Portal do Futuro é um programa de transformação social do Senac RJ que opera junto a jovens de 16 a 21 anos e promove orientação comportamental e estímulo à inserção no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional. Desde que foi criado, em 2000, o Portal do Futuro já capacitou cerca de 15 mil alunos. Somente neste ano, a previsão é que o programa qualifique quase 900 jovens em unidades de todo o estado. A iniciativa atua junto ao jovem para transformá-lo tanto no convívio social quanto prepará-los para a vida profissional. As unidades curriculares abordam as missões do programa: Ser pessoa, Ser cidadão, Ser profissional e Ser digital, que têm por objetivo ampliar a possibilidade de exercício consciente da cidadania. O Portal do Futuro busca também auxiliar o ingresso do jovem no mercado de trabalho com formação profissional nas áreas de Gestão, Design, Eventos, Turismo e Hotelaria. Durante o Programa, o jovem também experimenta um período de vivência em empresas parceiras onde pode conhecer o real cotidiano do mundo do trabalho.
Criado em 2019, o Prêmio Visão Consciente está em sua 4ª edição com o objetivo de reconhecer empresas do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio que inovam e adotam, em seus negócios, práticas sustentáveis e demonstram comprometimento com as questões ambientais e de responsabilidade social. A premiação leva, anualmente, os vencedores à maior feira de varejo do mundo: A NRF – Retail’s Big Show, em Nova York. Com a premiação, a Fecomércio RJ busca incentivar a criatividade, o crescimento, a evolução e o progresso das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do estado.
Em junho deste ano, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior integrou a delegação da CNC na 111ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra na Suíça, que reuniu empregadores, trabalhadores e delegados governamentais de 187 Estados membros da Organização Internacional do Trabalho. O encontro da OIT discute temas como a transição justa para economias sustentáveis e inclusivas, aprendizagem de qualidade e proteção ao trabalho.
O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) comemorou, em fevereiro de 2023, quatro anos de existência auxiliando sindicatos e empresários na tomada de decisões e contribuindo para o desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro. Sua atuação já rendeu a primeira colocação na lista das instituições Top 5 do Banco Central do Brasil para o IPCA.
Primeira instituição do Sistema S em todo Brasil ligada à sustentabilidade do planeta, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) vem corroborando, desde 2021, para a conscientização e o fomento de práticas sustentáveis em todo estado do Rio. O IFeS carrega a missão de estimular, de maneira prática, o conceito de ESG para a população, estimulando projetos socioambientais e a prática de reciclagem de resíduos sólidos. Os programas desenvolvidos promovem a arrecadação de plásticos, latas de alumínio e garrafas de vidro, encaminhados gratuitamente para cooperativas de catadores a fim de serem comercializados com a indústria de reciclagem, reafirmando o compromisso social do Sistema Fecomércio RJ com os trabalhadores e o meio ambiente.