Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Sistema Fecomércio RJ cria comitê ASG

Compartilhe essa publicação:

Ao presidir o grupo, Antonio Queiroz demonstra a importância que a instituição dá ao Pacto Global da ONU

Foto: Institucional

Comprometido com a proteção ao meio ambiente e sustentabilidade, o Sistema Fecomércio RJ instalou, no dia 16 de agosto, o seu Comitê ASG. O grupo, que tem como líder o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, como vice o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS RJ), Vinicius Crespo, e como secretária do comitê a assessora de Responsabilidade e Integridade, Sheila Aquino, é formado por 10 membros.

Ao presidir o comitê, o presidente Antonio Queiroz reafirma a importância e o comprometimento que a instituição dá ao tema. Revela também, com esse gesto, a certeza de que vem contribuindo e que pode contribuir ainda mais como um engajador das práticas empresariais responsáveis, além de apoiar empresas e parceiros na implementação de ações que beneficiem a sociedade.

Na abertura da reunião de criação do comitê, Antonio Queiroz ressaltou a relevância da temática ASG e o empenho da entidade em aderir ao Pacto Global da ONU.

Não podemos ficar de braços cruzados nessa parte climática. Devemos usar nossa posição para reverberar e evidenciar o nosso comportamento do dia a dia. Ninguém tem mais acesso à sociedade do que o comércio. Nosso setor tem a capacidade de influenciar comportamentos e mudar as práticas da população. Vamos trabalhar com amor e dedicação na Agenda ASG. A cultura e a educação têm a possibilidade de mudar hábitos. Essa é uma agenda prioritária para o Sistema Fecomércio RJ”, disse.

Senac, Sesc, Fecomércio e IFec enviaram a carta de adesão ao Pacto Global da ONU em fevereiro de 2022, tendo a formalização dessa adesão em janeiro (Senac RJ) e junho de 2023 (Sesc RJ). Ao serem aceitas, as duas casas elevam o seu nível de envolvimento com as práticas de sustentabilidade e interagem com organizações também signatárias, ingressando em um patamar mais amplo de discussões.

Para cumprir as metas do Pacto Globo da ONU, o Sistema Fecomércio RJ se compromete integralmente com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2023, mecanismo criado para aumentar o impacto regional dentro da vocação de cada estado, alcançando os principais atores de diferentes regiões.

O Pacto Global propõe o diálogo entre empresas, organizações não-governamentais e a ONU para o desenvolvimento de um mercado sustentável e inclusivo, por meio de suas práticas de negócios. O Pacto é a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reunindo países em torno de temas importantes, como direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção.

 

Ações do Sistema Fecomércio RJ que já se inserem nas metas do Pacto Global

O Mesa Brasil, o Portal do Futuro, o Prêmio Visão Consciente, o IFec RJ e o IFeS são ações do Sistema Fecomércio RJ que estão inseridas nas 17 ODS do Pacto Global e que já vem sendo praticadas mesmo antes de a entidade ser signatária. O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos, asilos etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando, de forma criativa e saborosa, partes que tradicionalmente são descartadas. O programa age ainda em situações de calamidade, como desastres naturais.

O Portal do Futuro é um programa de transformação social do Senac RJ que opera junto a jovens de 16 a 21 anos e promove orientação comportamental e estímulo à inserção no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional. Desde que foi criado, em 2000, o Portal do Futuro já capacitou cerca de 15 mil alunos. Somente neste ano, a previsão é que o programa qualifique quase 900 jovens em unidades de todo o estado. A iniciativa atua junto ao jovem para transformá-lo tanto no convívio social quanto prepará-los para a vida profissional. As unidades curriculares abordam as missões do programa: Ser pessoa, Ser cidadão, Ser profissional e Ser digital, que têm por objetivo ampliar a possibilidade de exercício consciente da cidadania. O Portal do Futuro busca também auxiliar o ingresso do jovem no mercado de trabalho com formação profissional nas áreas de Gestão, Design, Eventos, Turismo e Hotelaria. Durante o Programa, o jovem também experimenta um período de vivência em empresas parceiras onde pode conhecer o real cotidiano do mundo do trabalho.

Criado em 2019, o Prêmio Visão Consciente está em sua 4ª edição com o objetivo de reconhecer empresas do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio que inovam e adotam, em seus negócios, práticas sustentáveis e demonstram comprometimento com as questões ambientais e de responsabilidade social. A premiação leva, anualmente, os vencedores à maior feira de varejo do mundo: A NRF – Retail’s Big Show, em Nova York. Com a premiação, a Fecomércio RJ busca incentivar a criatividade, o crescimento, a evolução e o progresso das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do estado.

Em junho deste ano, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior integrou a delegação da CNC na 111ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra na Suíça, que reuniu empregadores, trabalhadores e delegados governamentais de 187 Estados membros da Organização Internacional do Trabalho. O encontro da OIT discute temas como a transição justa para economias sustentáveis e inclusivas, aprendizagem de qualidade e proteção ao trabalho.

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) comemorou, em fevereiro de 2023, quatro anos de existência auxiliando sindicatos e empresários na tomada de decisões e contribuindo para o desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro. Sua atuação já rendeu a primeira colocação na lista das instituições Top 5 do Banco Central do Brasil para o IPCA.

Primeira instituição do Sistema S em todo Brasil ligada à sustentabilidade do planeta, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) vem corroborando, desde 2021, para a conscientização e o fomento de práticas sustentáveis em todo estado do Rio. O IFeS carrega a missão de estimular, de maneira prática, o conceito de ESG para a população, estimulando projetos socioambientais e a prática de reciclagem de resíduos sólidos. Os programas desenvolvidos promovem a arrecadação de plásticos, latas de alumínio e garrafas de vidro, encaminhados gratuitamente para cooperativas de catadores a fim de serem comercializados com a indústria de reciclagem, reafirmando o compromisso social do Sistema Fecomércio RJ com os trabalhadores e o meio ambiente.

Rolar para cima