Durante a abertura do evento, o presidente da Fecomércio RJ afirmou que o turismo é o novo petróleo do país

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou, na sexta-feira (09/08), da abertura oficial do Salão Nacional do Turismo 2024. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro do Turismo, Celso Sabino, dos ministros Silvio Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania, e Cida Gonçalves, das Mulheres, além do secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, da secretária municipal, Daniela Maia, e de parlamentares e autoridades. O apoio à feira, no Riocentro, fez parte de um acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério do Turismo e o Sesc e Senac, com o objetivo de reunir o trade turístico para discutir tendências, demandas do setor e mostrar ao público os principais destinos e segmentos turísticos do país.
O Sistema Comércio – formado pela CNC, Federações, Sesc e Senac – esteve presente apresentando seus projetos e estruturas físicas que fortalecem o setor. No estande da CNC, Sesc, Senac e Federações do Comércio foram apresentadas rodadas de negócios. O movimento Vai Turismo, coordenado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur), apresentou o Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, contando com uma sala para entrevistas do canal CNC Play.
“Para nós, o turismo traz a maior riqueza que podemos ter: o emprego. O turismo gera renda e faz com que as pessoas levem suas vidas com mais dignidade. Para nós do Sistema S, é de suma importância que o setor seja fortalecido porque entendemos que o turismo é o nosso novo petróleo”, ressaltou o presidente Antonio Queiroz na abertura do evento.
Em seu discurso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, fez questão de elogiar publicamente a Fecomércio RJ por tudo que tem feito pelo turismo e o apoio que tem dado para a realização dos grandes eventos no Rio. Ele aproveitou para assinar a portaria que institui o Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o potencial turístico do Brasil e lembrou que o desenvolvimento do turismo acaba também beneficiando a indústria no país.
“Turismo é saúde. O ser humano não é máquina, precisa descansar, precisa ter entretenimento. O turismo é emprego e renda. Ele aproxima os povos. O governo dá todo apoio ao setor, que está crescendo”, afirmou.
Sesc e Senac no Salão do Turismo
O visitante pôde conhecer nos quatro dias do Salão do Turismo detalhes do Turismo Social com destaque para a rede hoteleira do Sesc. Composta por mais de 40 hotéis por todo o País, a rede se caracteriza pela infraestrutura de ponta e pela variedade de experiências oferecidas aos hóspedes, como atividades esportivas, culturais, de lazer e bem-estar. A instituição oferece, ainda, passeios e viagens a preços acessíveis, democratizando o acesso ao turismo e fomentando e economia de diferentes regiões do país. Com viés educativo, essa atuação proporciona aos viajantes o conhecimento sobre aspectos históricos e culturais dos destinos visitados. Um cubo imersivo fará o visitante viajar por diferentes atrativos turísticos brasileiros.
O Senac, por sua vez, mostrou seu portfólio de projetos, destinado a fortalecer o turismo nacional. O público pôde conhecer os cursos de formação e capacitação que vêm oferecendo ao mercado, atendendo às demandas do setor. Além de preços acessíveis, muitos desses cursos são disponibilizados gratuitamente por meio de parcerias com diferentes esferas de governo e entidades profissionais. Hotéis-escola de diferentes localidades do país – ambientes onde os alunos colocam em prática o aprendizado de sala de aula – também serão apresentados aos visitantes.
Manifestações culturais
O Sesc levou para o evento manifestações artísticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, como: folguedos, coco de roda, rasqueado cuiabano, maculelê, samba de roda, ciranda, xaxado, boi de máscara, danças farroupilhas, entre outras.
Cozinha-show
O Senac levou para o Salão Nacional do Turismo uma cozinha-show, onde o público assistiu a preparações culinárias ao vivo. Pratos típicos que representam a riqueza e diversidade da gastronomia brasileira foram preparados por chefs do Senac, de todas as Unidades da Federação, proporcionando uma amostra do que os alunos do Senac têm à disposição nos cursos de gastronomia.
Núcleo do conhecimento
Sesc, Senac, CNC e Fecomércio RJ compartilharam experiências e conhecimento com o público no auditório do evento, com a apresentação do Painel Inteligência Turística do Vai Turismo.
Tecnologias sustentáveis
O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) apresentou uma mostra de tecnologias sustentáveis aplicáveis à hotelaria, algumas já utilizadas em unidades do Sesc. Entre elas uma máquina que transforma vidro em areia, composteira mecânica, coletor de resíduos sólidos que oferece recompensas ao depositante, parede verde, mobiliário feito em madeira plástica e um sistema que transforma resíduos orgânicos em gás para cozinha.
Fazendinha Sesc
O Sesc RJ levou uma representação da sua unidade Fazendinha, um espaço de referência em educação ambiental, na Penha, Zona Norte do Rio, que recebeu mais de 27 mil pessoas no último ano. No evento, o Sesc RJ apresentou oito canteiros contendo plantas aromáticas e medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e hortaliças, destacando o trabalho executado no local. Na Fazendinha Sesc, crianças aprendem que a produção de alimentos pode ser realizada de forma natural, sem agredir a natureza. O resultado tem contribuído para o programa Sesc Mesa Brasil, projeto de combate à fome e ao desperdício de alimentos, além da recomposição de áreas degradadas da Mata Atlântica.