Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio, em parceria com o Senac RJ, dá início à segunda edição do Mulheres.Tech

Compartilhe essa publicação:

A aula inaugural foi no auditório do Centro Politécnico do Senac RJ no Riachuelo 

Foto: Adriano Ishibashi

O prefeito Eduardo Paes, a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, e o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, participaram da aula inaugural da 2ª edição do projeto Mulheres.Tech, nesta quinta-feira (18/05), no auditório do Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Nesta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Senac RJ, 194 alunas vão aprender sobre autocad, design gráfico, programação em phyton e programação em php. Os cursos têm duração de dois a seis meses e todas as mulheres irão receber auxílio-passagem para que continuem frequentando as aulas.

“É com muito orgulho que abraçamos esse projeto de inclusão social que vai ao encontro do nosso compromisso com uma educação transformadora. Não desistam nunca diante dos desafios do aprendizado, nem se limitem pela idade. Há espaço para todos que estejam qualificados para o mercado crescente da tecnologia, homens e mulheres. Esse lugar também é de vocês”, incentivou Sérgio Ribeiro, em discurso para as novas alunas, seguido pelo prefeito Eduardo Paes.

“Essa é mais uma das iniciativas para transformar a vida das pessoas. É um mercado que está aberto, com muita vaga e emprego e que está dominado por homens. Esse é um ensino técnico de três, seis meses de curso em que as mulheres, com um mínimo de esforço, podem se empregar com qualidade e receber um bom salário. É um mercado que não tem motivo de só os homens estarem dominando. É para ter igualdade de condições para todo mundo” , disse Paes. 

O projeto Mulheres.Tech formou 317 alunas no ano passado e integra o Programa Mulheres do Rio, que tem o objetivo de capacitar mulheres que desejam se inserir ou aperfeiçoar em áreas da tecnologia, para a promoção do trabalho e renda de mulheres da cidade do Rio de Janeiro.

“Formar mulheres para o mercado da tecnologia é fundamental, porque quando inserimos mais mulheres, principalmente mães, nesse tipo de mercado de trabalho, que gera uma renda muito boa, sabemos que também vamos transformar a vida das crianças, das próximas gerações. Hoje elas vão começar a se capacitar em diversas áreas da tecnologia para todas estarem inseridas nesse mercado que tem muita vaga de emprego, o que falta é mão de obra”, afirmou Joyce Trindade.

Também participaram da aula inaugural a embaixadora global do Women in Tech, Lindália Junqueira, e cônsules de diferentes nações. O curso será presencial nas unidades do Senac RJ em Botafogo, Riachuelo, Centro e Copacabana.

Rolar para cima