Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Modernizada pelo Sesc RJ, biblioteca da Ilha do Governador reabre

Compartilhe essa publicação:

Em parceria com a Prefeitura do Rio, estrutura foi reformada, está tendo o seu acervo renovado e passa a ser uma unidade Sesc

Foto: Divulgação

O Sesc RJ inaugurou, no fim de abril, sua primeira unidade na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio: o Sesc Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito do programa Bibliotecas do Amanhã, que visa recuperar e modernizar espaços de leitura da cidade, ampliando a visão das bibliotecas como espaço de convivência e conhecimento.

A unidade reabriu as portas com espaço expositivo, auditório e biblioteca infanto-juvenil no 1º piso. Conta ainda com outra área para o público adulto no 2º piso, além de duas salas multiuso, tudo isso num ambiente climatizado e com acesso à internet. Em breve, também começará a funcionar um espaço ACT – Arte, Ciência e Tecnologia, uma marca do Sesc RJ que oferece, além de cursos, equipamentos digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até o protótipo. Com computadores, impressoras 3D e equipamentos de fabricação digital, o ambiente fomentará a cultura maker e a divulgação científica.

O acervo da Biblioteca Euclides da Cunha está sendo renovado e oferecerá cerca de sete mil obras ao público. Além das áreas de estudo, pesquisa e consulta local, o público poderá pegar até 3 livros emprestados. A biblioteca oferece ainda atividades formativas, mediação literária, apresentações artísticas, exposição, além do atendimento para que comerciários obtenham a credencial Sesc, que dá acesso a uma série de atividades e serviços da instituição.

As intervenções no espaço foram iniciadas em fevereiro. Na ocasião, a biblioteca fechou as portas, porém o público da Ilha do Governador continuou sendo atendido por meio do BiblioSesc, a biblioteca móvel do Sesc RJ, que estava no local desde o início da reforma.

Biblioteca de Botafogo também será transformada em unidade Sesc

Além da biblioteca da Ilha do Governador, o Sesc RJ também assumiu a gestão da Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O espaço também será revitalizado como unidade da instituição, que se chamará Sesc Botafogo – Biblioteca Machado de Assis. A abertura ao público será em breve.

O Sesc RJ vai administrar os dois equipamentos cedidos pela Prefeitura do Rio por 20 anos, mantendo o caráter público e gratuito das bibliotecas. Além da recuperação da infraestrutura, e do novo acervo de livros, as unidades vão oferecer atividades educativas e serviços relacionados aos pilares de atuação do Sesc.

Os dois espaços seguirão os preceitos do Biblioteca Sesc XXI, um conjunto de diretrizes nacionais da instituição que entende uma biblioteca como espaço de convivência e de conhecimento – e não apenas de acervo literário. O Sesc RJ planeja agregar as bibliotecas e seus entornos à sua agenda de atividades, levando ao local manifestações artísticas em diferentes linguagens e outros projetos reconhecidos pela sociedade fluminense.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o projeto Bibliotecas do Amanhã foi visto como uma oportunidade de o Sesc RJ criar mais uma base fixa de atuação na Zona Norte e, assim, ampliar o alcance das suas ações na região, além de se reforçar na Zona Sul.   

“Entendemos que a leitura é uma das atividades mais básicas e necessárias para a qualidade de vida, já que ela proporciona o pensamento crítico e fornece as bases para que crianças, jovens, adultos e idosos exerçam com plenitude a sua cidadania. E já que vamos passar a ter uma base fixa na Ilha do Governador, aproveitaremos a oportunidade e levaremos à comunidade local tudo que o Sesc tem a oferecer no âmbito das artes e do bem-estar, assim como pretendemos fazer em Botafogo”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Ambas as bibliotecas passam a integrar a Rede Sesc de Bibliotecas do Rio de Janeiro, hoje composta por outras 21 unidades abastecidas por mais de 72 mil obras. Ao fazer parte da rede, as duas bibliotecas contam com o benefício do intercâmbio de obras, que permite aos leitores pesquisarem e solicitarem, para empréstimo, exemplares do acervo de outras unidades da rede.

Rolar para cima