O playtest é uma oportunidade de conhecer os jogos digitais feitos no Rio de Janeiro que chegarão ao mercado nos próximos anos

A Fecomércio RJ sediou, nesta quinta-feira (18/05), o evento playtest, promovido pela RING – a Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio – e pela BitCake Studio. O objetivo do encontro é permitir que os criadores de games observem o desenvolvimento de seus jogos e corrijam falhas na jogabilidade antes do lançamento no mercado.
O setor de jogos ou games faz parte da Economia Criativa, e é visto com destaque no segmento cultural por gerar mais de 12 mil empregos formais diretos, movimentando mais de US$ 800 milhões no Brasil.
“É uma responsabilidade da Fecomércio RJ como fomentador do empresariado e do desenvolvimento econômico apoiar esse tipo de atividade. O Senac RJ é uma instituição de excelência nesse mercado e já formou, e forma, vários alunos que hoje são desenvolvedores de games”, destaca Leonardo Casares, da Gerência de Produtos da Fecomércio RJ.
Para o presidente da RING, Márcio Filho, o momento de lançamento de um título é fundamental para sua sobrevivência e do estúdio que o desenvolveu. Na maior parte dos casos, segundo ele, a curva de vendas encontra seu pico nas semanas seguintes ao lançamento.
“As entidades que compõem o Sistema Fecomércio RJ são muito importantes dentro desse contexto. O Sesc RJ na realização de suas atividades voltadas para a arte e cultura, e na aproximação com a sociedade. E o Senac se diferencia na formação das pessoas com seus cursos, que são referência de mercado. Aqui já vemos ex-alunos que hoje são desenvolvedores e outros que atualmente são professores”, afirma Márcio Filho.
Sobre a RING
A Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor e promover o diálogo entre a sociedade civil e os órgãos governamentais. A RING tem, desde seu estabelecimento como coletivo em 2015 e sua formalização em 2022, se destacado na realização de eventos para a difusão de conhecimento e integração do setor, na criação de oportunidades para a geração de negócios e no estabelecimento de parcerias com empresas e instituições.
Sobre a BitCake Studio
Estúdio de desenvolvimento de jogos brasileiros fundado em 2013, no Rio de Janeiro, hoje atua de maneira completamente remota com colaboradores em diversas cidades ao redor do mundo. Sempre buscando novas oportunidades de desenvolvimento de novas propriedades intelectuais em projetos independentes, coproduções e outsourcing, tem se destacado como um dos principais estúdios brasileiros.