Evento visa fortalecer agenda ambiental no Brasil

Representando o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, o assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Luiz Velloso, participou, nesta quarta-feira (03/05), do lançamento da iniciativa “União Europeia-Brasil: Soluções para a Economia Circular”, onde foram anunciadas ações a serem promovidas no Brasil em 2023 e 2024. A capital fluminense foi escolhida por seu protagonismo na agenda ambiental do país e pelo trabalho que a União Europeia já vem desenvolvendo com a Fecomércio RJ, coorganizadora do evento, e a Prefeitura do Rio.
“Essa pauta está constantemente em nossa agenda. Temos como objetivo levar ao comércio a consciência de preservação do meio ambiente e de atitudes sustentáveis. Faça da Fecomércio RJ a sua casa para os investimentos no nosso país e na nossa cidade, e para o apoio à economia circular”, disse o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, na saudação que fez ao comissário europeu para Meio Ambiente, Oceanos e Pescas por vídeo.
O objetivo do encontro é fortalecer a troca de experiências e a articulação dos setores público, privado e de entidades financeiras na busca por maiores oportunidades de investimentos.
A economia circular é o sistema que procura melhor aproveitamento no processo de fabricação, priorizando a utilização de insumos duráveis e renováveis, estendendo a vida útil dos recursos naturais. O conceito visa diminuir o desperdício, promover a sustentabilidade e gerar valor a partir de elementos que poderiam ser considerados inutilizáveis.
“O setor privado, em especial o comércio, tem um papel essencial no processo de amadurecimento das práticas de sustentabilidade, pois tem a agilidade necessária para impulsionar as inovações e tecnologias, e ainda atuar como influenciador e engajador dos mais diversos públicos por se comunicar diretamente com as mais variadas esferas da sociedade”, afirmou o assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Luiz Velloso.
O diretor executivo do IFeS, Vinicius Crespo, participou do painel “Fomentando o ecossistema para a transição: políticas públicas e governança multissetorial para a economia circular”, quando falou da importância do comércio e a necessidade de investimentos para efetiva ecomonia circular no setor.

O evento, na sede da federação, contou com a presença de importantes organizações públicas e privadas da Europa e do Brasil. Estiveram no lançamento, o comissário europeu para Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevicius, e o embaixador da União Européia no Brasil, Ignacio Ybáñez. Representantes do governo do Estado, da Prefeitura do Rio, de organizações privadas, de entidades setoriais e de financiamento e de câmaras de comércio europeias também participaram do encontro.