João Gomes falou da retomada econômica e da informalidade no Rio

O diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes, representou, no dia 13 de dezembro, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior no seminário “O Rio do Futuro”, organizado pelo jornal O Globo e transmitido na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
João Gomes destacou a retomada econômica da cidade, o impacto das rodovias e informalidade. “Depois de 2021, entramos num processo de recuperação econômica significativo. Temos que focar na vocação do Rio como turismo, na tecnologia e no combate ao mercado Ilegal para que não haja mais um retrocesso. Precisamos criar musculatura e desenvolver o ambiente de negócios. Em relação às rodovias nosso estado tem o custo operacional elevado por conta de problemas relacionados à pavimentação, sendo maior do que São Paulo – 27% do custo total, segundo dados da CNT”, afirmou.
O economista também compartilhou dados recentemente levantados pelo IFec RJ sobre o mercado ilegal. “Ampliado o olhar sobre o tema mercado ilegal, fazemos anualmente a pesquisa sobre pirataria – mais da metade da população da região metropolitana compra ou já comprou produtos desta origem em algum momento da vida. Apenas em 2024 foram quase R$250 milhões em gastos de produtos piratas com a informalidade ajudando na consolidação deste resultado. Isto por que, de 2015 a 2023, a informalidade cresceu 6 vezes mais no Rio do que no Brasil, com maior impacto até 2020. Mesmo com dados recentes menos impactantes, é preciso ampliar o olhar para esta chaga social, dado o movimento histórico preocupante”, ressaltou João Gomes.