Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Boemia carioca é apresentada na Semana da Gastronomia Regional

Compartilhe essa publicação:

Menu baseado em pratos de bares e restaurantes cariocas foi servido nos restaurantes-escola do Senac em Brasília

Foto Erbs Jr.

O Senac RJ participou, no final de agosto, de mais uma edição da Semana da Gastronomia Regional, desta vez, na capital federal. Neste ano, o cardápio, buscou apresentar a diversidade da gastronomia do estado do Rio de Janeiro, destacando pratos das décadas de 50 e 60, a Bossa Nova e o charme da tradicional Casa Villarino Bar. No primeiro dia da programação, o evento foi realizado no Restaurante-Escola Senac Downtown Brasília. No segundo e terceiro dias, ele aconteceu no Restaurante-Escola Senac Câmara dos Deputados – Anexo IV e no Restaurante-Escola Senac no Senado Federal, respectivamente.

A principal referência do chef Osvaldo Gorski, consultor de Gastronomia do Senac RJ, e dos chefs-instrutores Isadora Rambalt, Gisele Santos, Romaine Carelli e Estevão Verçosa para a elaboração do menu foi o Senac Restaurante Escola Casa Villarino Bar que, neste ano, comemora seu 70º aniversário. Ponto de encontro da boemia carioca, gênese da Bossa Nova e famosa por ter sido o local onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram e firmaram sua parceria musical, a Casa Villarino reabriu suas portas em 2021, pelas mãos do Senac RJ, transformado em um projeto pedagógico na área de Gastronomia.

No serviço à la carte dos restaurantes Downtown e Senado, os pratos tipicamente cariocas escolhidos para compor o cardápio nos restaurantes de Brasília foram os clássicos filé Oswaldo Aranha, o arroz de lula, além de petiscos como provolone à milanesa e bolinho de bacalhau. A sobremesa foi o bombocado com baba de moça. Já no restaurante da Câmara dos Deputados, com serviço de buffet, houve outras opções como carne louca, salada Villarino, galeto, lombo de porco com abacaxi e sobremesas como torta Romeu e Julieta, torta de coco com abacaxi, pera ao vinho com chantilly, baba de moça, entre outros.

No último dia, aconteceu uma Aula-Show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, com a preparação dos pratos clássicos do Villarino, com demonstração e degustação para 30 pessoas. Todos os ambientes foram descorados com a temática da Bossa Nova e com música ao vivo nos restaurantes.

Rolar para cima