Estimativa foi apresentada pelo consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, durante apresentação do raio-x do turismo no estado

A Fecomércio RJ reuniu, na segunda-feira (17/04), as principais lideranças do trade de turismo do estado do Rio de Janeiro, ao lado de gestores públicos do Ministério do turismo, Embratur, Setur RJ e Setur da capital para a apresentação da pesquisa “Turismo Internacional: Satisfação e Consumo no estado do RJ”, uma análise decisiva para a aprovação do Tax Free no Rio de Janeiro.
“A implantação do Tax Free traria ao Brasil uma movimentação financeira de US$ 411,6 milhões, o equivalente a R$ 2,1 bilhões”. O anúncio foi feito pelo consultor da Presidência da Fecomércio RJ e doutorando em Turismo, Otavio Leite com base na pesquisa realizada pelo IFec RJ entre os dias 07 e 14 de março, na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
“A pesquisa revela uma forte e fértil associação entre o turismo de lazer e as compras. Indica que se o Brasil adotar o Tax Free irá gerar um ânimo adicional de gastos muito significativo, um fator fundamental para o processo econômico. Quantos mais turistas vierem e consumirem aqui, haverá mais emprego e mais renda. A pesquisa é uma importante contribuição da Fecomércio RJ para fortalecer o turismo aqui”, ressalta Otavio Leite.
A sondagem do IFec RJ mostrou que dos turistas estrangeiros entrevistados, 48,7% disseram ter ouvido falar do Tax Free, sendo que 50,7% deles já utilizaram o programa de reembolso em outras viagens.
Dentre os que já ouviram falar em Tax Free, 27,3% disseram que é importante para efetuar as compras. Depois de explicado o funcionamento do Tax Free para quem desconhecia e para os que já ouviram falar do programa, 53,7% afirmaram que ele estimula o consumo.
De acordo com o levantamento, 73% acham que o Brasil deveria adotar o programa de reembolso, sendo que 46,2% revelaram que gastariam mais ou passariam a comprar com a adoção da medida.
A adoção do Tax Free aumentaria ainda mais os gastos dos turistas no Brasil, segundo a pesquisa. Enquanto o consumo médio sem o programa é de US$ 542,9 com compras para o próprio e/ou acompanhantes, com a implantação os turistas passariam a comprar a mais outros US$ 665,5 em média.
O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, que esteve presente à apresentação da pesquisa e representou a ministra Daniela Carneiro, garantiu que defenderá a discussão do Tax Free e incentivará a discussão em todas as esferas do governo federal.
“O assunto é muito importante e deve ser levado ao debate com o Ministério da Fazenda e todo o governo. Teremos agora no Congresso Nacional uma discussão do arcabouço fiscal e da reforma tributária e, claro, que a importância de mecanismos que incrementem o crescimento do desenvolvimento, do emprego e da renda é fundamental. Devemos criar juntos, governo e as entidades do setor de turismo, uma estratégia para a implantação do Tax Free. A Fecomércio RJ tem um longo histórico de defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo. Estudos como esse auxiliam na compreensão de demandas e necessidades para a construção de políticas públicas mais assertivas”, disse o representante da ministra.
Entre os presentes, estavam o subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal da Casa Civil, Antonio Mariano; a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia; o subsecretário de Turismo do estado, Nilo Sérgio Félix; o presidente da ABAV, Luiz Strauss; e representantes da Embratur Sudeste, Deat, ABIH-RJ, Rio Convention & Visitors Bureau, Apresenta, Brazilian Summer Incentive & Travel (Bito) e Abeoc.