CONCENTRE-SE EM VOCÊ

Prevenção de incêndios é fundamental para manter nosso ambiente seguro

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente quando eles ocorrem. Por isso, para casos de emergência, existe a Brigada de Incêndio.

A Brigada é um grupo organizado e preparado para atender a qualquer tipo de evento perigoso que represente risco aos colaboradores e às edificações da empresa. Esse grupo é formado por profissionais da própria organização e a quantidade e distribuição de brigadistas é de acordo com o efetivo de cada Unidade. Anualmente, é realizado um curso de formação para novos integrantes e de reciclagem para os mais antigos.

Esse grupo tem como objetivo promover um ambiente de trabalho mais seguro e, para isso, segue um conjunto de medidas de segurança e ações dedicadas à prevenção de sinistros e acidentes envolvendo danos físicos. Esses colaboradores treinados também podem ajudar no combate a princípios de incêndios e prestar os primeiros socorros a vítimas. 

No entanto, é importante estarmos atentos que também é dever de cada colaborador evitar qualquer tipo de conduta que venha a se tornar um risco de incêndio.

Mas o que é um risco de incêndio?

É comum confundirmos “perigo” com “risco” de incêndio. Mas, apesar de serem palavras sinônimas, dentro do campo de segurança elas se referem a causas e a consequências diferentes. O “perigo” é quando há o potencial de dano, que é característico à operação de qualquer instalação.  Já o “risco” é a probabilidade de que essa ocorrência cause um dano. Ou seja, todo lugar corre perigo de incêndio, mas nem todo lugar corre risco de incêndio.

Quando falamos que um ambiente tem um risco elevado de incêndio, significa que existe uma série de ações e de comportamentos que, se não forem evitados, colaboram para que aconteça este tipo de ocorrência. De modo geral, é quando se sabe que há um perigo eminente, mas as medidas preventivas não são tomadas para minimizar esse perigo, tornando-se assim, um risco. 

Agora que já entendemos a diferença, sabemos também que todos nós devemos evitar atitudes e descuidos arriscados como sobrecarregar tomadas, derramar água em equipamentos eletrônicos, fumar nas dependências internas e obstruir as áreas de extintores. Além disso, é importante estarmos atentos e adotarmos algumas dicas essenciais em caso de emergência: 

 

·  Seriedade é fundamental. Evite brincadeiras;

·  Pegue somente seus pertences de mão;

·  Não utilize os elevadores;

·  Aguarde a orientação dos brigadistas. Eles podem ser identificados pela cordinha de crachá vermelha e coletes vermelhos (Sesc RJ) ou verdes refletivos (Senac RJ);

·  Ao descer as escadas de emergência evite ficar olhando o celular;

·  Não fique conversando na escada, desça o mais rápido possível;

·  Só retorne ao trabalho após a liberação das equipes de emergência.

 

 

Concentre-se em você! Sua segurança e bem-estar também dependem do seu autocuidado!

Rolar para cima