Evento aconteceu no auditório da Fecomércio RJ

O Sesc RJ realizou nos dias 7 e 8 de dezembro a segunda edição do Congresso de Política Inclusivas, na sede da Fecomércio RJ. Iniciativa da área de Educação da instituição, o evento promoveu debates com especialistas para uma sociedade mais inclusiva e enfrentamento ao capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência.
No primeiro dia, a mesa de abertura teve a presença de autoridades. O primeiro painel, com integrantes da OAB-RJ, abordou a importância da luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Também foram debatidas as oportunidades para um turismo mais acessível e foram apresentados estudos de caso sobre a temática.
No segundo dia de Congresso, os desafios e tendências da educação inclusiva foram abordados nos painéis. O ponto chave da palestra foi o que é necessário para sermos verdadeiramente inclusivos. Experiências práticas de inclusão na educação em escolas públicas e particulares foram apresentadas. Outro debate que atraiu a atenção dos presentes foi o uso de tecnologias assistivas no aprendizado.
Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda
Debater as necessidades da população com deficiência é fundamental para redução das desigualdades. Dados do IBGE, divulgados este ano, estimam que 18,6 milhões de pessoas que vivem no Brasil possuem alguma deficiência, o que corresponde a 8,9% da população. A pesquisa, realizada em 2022, mostrou ainda que apenas uma em cada quatro pessoas com deficiência concluiu o Ensino Básico e estava ocupada. Essa população tinha ainda rendimento 30% menor que o restante da população.